*


Próximas Oficinas:

29 de Janeiro de 2022

ABRE A PESTANA: dia de reflexão

Na véspera das eleições legislativas vamos pensar sobre propaganda e debater a ideia de bem-comum, canalizando as inquietudes para a produção de imagens comprometidas com o seu carácter interventivo.

Esta oficina iniciar-se-á com um pequeno-almoço e um debate alimentado por vários livros e objectos, seguindo-se depois a criação de imagens, com recurso a processos e suportes diversos (cianotipia, goma dicromatada, transferências, técnicas mistas, etc.).

Sábado, 29 de Janeiro

Horário: das 10h às 15h.

Máximo 4 participantes.

Valor: 30€. Inclui pequeno-almoço.

6 e 12 de Fevereiro de 2022

JOGO: A Estética é Indizível

Criámos um jogo de mesa para nos ajudar a pensar sobre as qualidades estéticas e vamos orientar algumas sessões para partilhá-lo convosco.

As sessões iniciar-se-ão com uma conversa a partir dos conceitos apresentados. Em cada uma das sessões xs participantes irão criar uma obra a partir das premissas que o acaso do jogo ditar. Após o sorteio, seguir-se-á um debate sobre como interligar processos, qualidades estéticas e dimensões psicológicas, momento após o qual se avançará para a criação de uma obra que responda ao desafio.

1ª Sessão: Domigo, 6 de Fevereiro | 2ª Sessão: Sábado, 12 de Fevereiro

Horário: 10h às 16h.

Máximo 3 participantes.

Valor por sessão: 45€ (desconto para interessados em participar nas 2 sessões). Inclui almoço.





Dez. 2021

Positivos em Colódio Húmido

Nesta oficina exploramos o Colódio Húmido, percorrendo as etapas para a produção de Positivos em Colódio Húmido e reflectindo sobre as suas particularidades.

Cada participante leva consigo as imagens produzidas ao longo da sessão e um workbook do processo.

Nov. 2021

Cianotipia 1, 2, 3, diga lá outra vez

13 e 20 de Novembro: Oficinas dedicadas à Cianotipia e às intervenções botânicas características da casa.

Indivíduos notáveis em papel salgado

9 e 16; 11 e 18 de Novembro: Ciclo de oficinas dedicado ao papel salgado à moda da casa.

1ª sessão – demonstração do processo, preparação de suportes e composição dos retratos;

2ª sessão – processamento e intervenções.

Out. 2021

Laboratório de Criação: Paisagens Consentidas

A convite do Festival Imago, programámos uma oficina intensiva de 28 horas intitulada, explorando modos de fazer mais compassados e alinhados com as dinâmicas da natureza, questionando a relação entre o natural e o tempo cronológico.

O laboratório arrancou com um passeio inaugural realizado em torno de terrenos baldios em torno do atelier, espaços onde a vegetação espontânea se confronta com as mais variadas intervenções urbanísticas (ou falta delas).

Durante as sessões de trabalho, @s participantes foram explorando a relação entre imagem, representação e matéria, trabalhando com diferentes processos, entre os quais: luminogramas, papel salgado, cianotipia e goma dicromatada.

Set. 2021

Os 4 R’s na criação com a natureza: Respeitar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

A convite da Parallel – European Photo Based Platform, orientámos um dia de criação, com e a partir da natureza, segundo um princípio de criatividade sustentável.

Este conjunto de oficinas aconteceu nos Jardins do Palácio Pimenta, no dia 11 de Setembro de 2021.

Ver em baixo informação sobre outros workshops.

Fotografia e Catarse | Therapeutic Photography

Actualizações sobre os workshops em https://www.instagram.com/tiraolhos_atelier_lx/ e https://www.facebook.com/TIRAOLHOSFotografiaExperimental