Site Specific Works

A LESMA deu o mote para a criação de um conjunto de obras que serão apresentadas, pela primeira vez, no contexto do Festival.

Scott, papel a rolo

António Rebolo, 2018-2021

Conjunto de imagens que nasceu, como tantos outros, de uma abordagem metodológica aos processos. Neste caso, testava-se um papel, usando sempre a mesma imagem-matriz e variando o processo fotossensível.

Padaria do Povo, escadaria.

À descoberta do Mistério da Luz

Filipe da Veiga Ventura Alves, 2021

Esta instalação dá expressão ao processo Lippmann, inventado por Gabriel Lippmann, em 1891.

Este processo foi um dos primeiros processos fotográficos a cores e valeu-lhe o prémio Nobel da física em 1908. Neste processo é utilizado o fenómeno de interferência da luz para captar a cor, registando os padrões de interferência à escala nanométrica. As fotografias Lippmann são luminosas, vivas e coloridas, com um detalhe interminável, limitado apenas pela lente utilizada.

Padaria do Povo, Biblioteca Santos Fernando.

Premente Permanência

Ivan Silva, 2021

Com esta instalação, o autor propõe uma intermitência entre os diversos elementos que encontramos na Natureza e a forma como estes são móveis e efémeros, deslocando a Fotografia para uma mutação, que vive na sua própria matriz.

Padaria do Povo, sala Oliveira de Azeméis.

A Câmara Viva que põe direito um mundo ao contrário

Paula Lourenço e Mário Rainha Campos, 2021.

A Câmara Viva que põe direito um mundo ao contrário é uma instalação imersiva centrada na formação da imagem com recurso à câmara obscura.

@s visitantes são convidad@s a entrar dentro de uma câmara estenopeica onde, num dos planos, verão projetada a vida que se desenrola fora desta. Dentro deste espaço @s visitante poderão interagir com pequenas câmaras de lentes simples que exploram diferentes abrangências do espaço envolvente. 

Esta instalação inclui ainda uma Cabine Fotomaton que aborda a relação íntima deste fenómeno com o desenho e com a fotografia.

Padaria do Povo, sala Oliveira de Azeméis.

Indumentária

Miguel Duarte, 2011-2016

Indumentária reúne um conjunto de imagens criadas em diversas regiões do país, num segundo momento impressas num processo fotográfico alternativo: a nova crisotipia.

O projeto estabelece um mapeamento visual de aspetos culturais existentes em várias regiões do país, sob a temática da indumentária, servindo como base a uma reflexão sobre o papel da arte fotográfica e da relação da imagem com o conhecimento.

Padaria do Povo, Sala dos Fornos.

Paisagem Consentida: o Canavial

Sofia Silva, 2021

O Canavial é uma obra criada especificamente para a LESMA, que procura recriar a experiência da autora com a paisagem, trabalhando a ideia do canavial como passagem e destino.

A obra apresentada é uma fotografia efémera (antotipia), com 7 metros de comprimento e 1,5 de altura. No processo, foram usados apenas pigmentos extraídos da vegetação espontânea próxima dos canaviais.

Padaria do Povo, corredor.


Advertisement