Demonstrações

No âmbito da LESMA decorrerão as seguintes demonstrações:

Todas as demonstrações são de participação gratuita, não carecendo de inscrição prévia.

A participação terá lotação reduzida, sendo a mesma gerida pela organização, de acordo com a natureza da actividade, as condições do espaço e as normas da DGS em vigor.

Lumens na LESMA

A Tira-Olhos, associação promotora da LESMA, orientará uma sessão colectiva de criação de painéis com luminogramas.

A primeira parte da actividade consistirá na escolha dos materiais (papel fotossensível e objectos) e composição e decorrerá na noite de abertura do Festival.

Durante os dias seguintes – Sábado e Domingo – as imagens permanecerão no Festival e irão sendo criadas por acção do sol.

A segunda sessão decorrerá na noite de encerramento, com a revelação das imagens e consequente estabilização das mesmas.

As demonstrações decorrerão de modo livre e espontâneo, podendo @s interessad@ aparecer, participar e interagir durante o período de tempo que lhes for mais conveniente, numa ou nas duas sessões.

Sexta-feira, 24 de Setembro, das 21h00m às 23h00

Domingo, 26 de Setembro, das 21h00m às 23h00

Tira-Olhos

Cianotipia em Tecido

A Vera Gonçalves e o Filipe Barroso são a dupla que dá vida ao projeto Five Historic Photography Studio, responsável pelas sessões demonstrativas de criação de cianótipos em tecido, no âmbito do festival Lesma.

Descoberto por John Herschel em 1842, a cianotipia é um processo amplamente conhecido, ainda que o seu potencial continue a ser desbravado por autores contemporâneos.

As demonstrações decorrerão de modo livre e espontâneo, podendo @s interessad@ aparecer, participar e interagir durante o período de tempo que lhes for mais conveniente, de acordo com os horários disponíveis.

Sábado, 25 de Setembro, das 13h30m às 16h30

Domingo, 26 de Setembro, das 10h00m às 13h00

Five Historic Photography Studio

Fotografia com Scanner

O artista Guilherme Maranhão orientará uma demonstração de construção de uma câmara digital artesanal, a partir de um scanner.

Esta demonstração consistirá em libertar a câmara digital que há aprisionada dentro de um scanner e descobrir as coisas que ela pode fazer que diferem das outras câmaras que já conhecemos.

A demonstração decorrerá de modo livre e espontâneo, mediante o espaço disponível, podendo @s interessad@ aparecer, participar e interagir durante o período de tempo que lhes for mais conveniente.

Sábado, 25 de Setembro, das 21h00m às 23h00

Tira-Olhos

Intervenções à moda da casa

As libelinhas residentes na Tira-Olhos trazem à LESMA uma sessão demonstrativa de diversas formas de intervenção em fotografia, explorando a interacção entre imagem e matéria.

Nesta demonstração serão abordadas diversas técnicas, entre as quais: intervenção com fotodyes, encáustico, bordado sobre fotografia, intervenções químicas, entre outros.

A demonstração decorrerá de modo livre e espontâneo, mediante o espaço disponível, podendo @s interessad@ aparecer, participar e interagir durante o período de tempo que lhes for mais conveniente.

Domingo, 26 de Setembro, das 17h00m às 20h00

Tira-Olhos